Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 5.0/5 (2 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 477
A Igreja não faz acepção de pessoas.
A Igreja não faz acepção de pessoas.

LIÇÃO 05

A IGREJA NÃO FAZ ACEPÇÃO DE PESSOAS

 

Para tratar esse tema não poderíamos deixar de falar sobre a visão que Deus deu a Pedro e sobre um Centurião chamado Cornélio.  Você pode até não se lembrar mais de Cornélio, mas ele é um personagem que se destaca no livro de Atos, ao ponto de Lucas descrever de modo minucioso sua conversão.     Ele é apresentado como sendo um Centurião da corte italiana, que estava alojado em Cesareia e como você sabe os Centuriões eram chamados assim porque tinham sob sua supervisão cem homens, uma espécie de Capitão nos dias de hoje.

Mas a principal referência de Lucas em relação a Cornélio, entretanto é a de que ele era temente a Deus, sabemos que esse termo era é comumente usado para designar os pagãos que sendo monoteístas, demonstravam simpatia pelo judaísmo. Os chamados tementes a Deus eram diferentes dos chamados prosélitos, porque estes se submetiam á circuncisão, ritual que os prosélitos não cumpriam.

O que lemos em Atos C.10 é de suma importância porque mobilizou grandemente a Igreja de Jerusalém, diferente do que aconteceu com Filipe(Atos C.08) Pedro teve que se justificar perante os Apóstolos por ter evangelizando um gentio(Atos C.11 v.01 ao 18). A conclusão de todo debate entre Pedro e os demais líderes da Igreja foi que Deus concedeu também aos gentios o arrependimento para vida(Atos C.11 v.18). Podemos perceber a ênfase que Lucas quis dar a essa conclusão da Igreja de Jerusalém pelo fato de ter contado a conversão de Cornélio em vezes distintas( Atos C.10 v.01 ao 48, C.11 v.05 ao 15, C.15 v.07 ao 09).

E como diz o meu Pastor ¨Permita-me conjecturar¨, imaginando que Deus usou Cornélio para ensinar á Igreja, que o evangelho também era dirigido aos gentios(Atos C.11 v.12 ao 15). Lucas registrou esse verdadeiro testemunho, para que as Igrejas de todos os tempos também tivessem acesso a essa grande verdade, que o Evangelho alcança também os não judeus! E esse Evangelho alcançou Cornélio, um homem que orava, que hoje alguns chamariam de religioso mas que na verdade demonstrava uma fé autentica em sua relação com Deus de tal forma que até ajudava os judeus necessitados. Seus atos não passavam despercebidos, mas estavam como que ¨para memória diante de Deus¨.

blogdicasdecrente

Por volta de 15 horas Cornélio teve uma visão. Esse horário era dedicado ás orações no Templo de Jerusalém e alguns comentaristas supõem que Cornélio também estava orando. O objetivo da aparição do anjo de Deus era bem claro: Cornélio teria que chamar Simão Pedro, algo que ele hesitou no primeiro momento com certo temor, mas não demorou para cumprir a ordem de Deus com firmeza e de boa vontade.

Imagine o parágrafo anterior escrito na parte esquerda de um quadro-negro(lousa) dividido em duas partes, pois esse parágrafo de agora estaria na parte direita para estabelecer um melhor efeito comparativo, sabendo que enquanto os enviado de Cornélio estavam se dirigindo para Jope, Deus deu a Pedro uma visão, preparando-o para o encontro com Cornélio. Era aproximadamente meio-dia e Pedro estava com fome. Nesse instante, apareceu-lhe uma visão de todos os tipos de animal da terra e uma voz lhe dizia: ¨Levanta-te, Pedro, mata e come¨ Pedro responde com repugnância: ¨De modo nenhum...¨ a razão dele agir assim é facilmente entendida quando lemos Levítico C.11, lá diz que os Judeus não podiam comer certos animais que eram considerados impuros e imundos. Então segundo os padrões do judaísmo a atitude de Pedro era correta. Só que Deus queria ensinar-lhe algo novo, Pedro precisava aprender que depois da vinda de Jesus ninguém precisava mais se preocupar com comidas imundas como Jesus já tinha ensinado e Marcos registrado no C.07 v.05 ao 23 de seu Evangelho.

   

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi

Por isso que a voz do céu lhe disse: ¨Não chames tu de comum ao que Deus purificou¨. Com essa visão Pedro pode perceber que não havia diferença religiosa entre os alimentos e também aos poucos entender que também não havia diferença entre os judeus e gentios.

Pedro e Cornélio tinham expectativas bem diferentes em relação ao encontro que teriam. Por causa disso suas atitudes foram distintas. Cornélio estava ansiando para ouvir a Palavra de Deus, tanto que logo após ter tido a visão celestial enviou seus empregados de Cesaréia a Jope assim ficou esperando por 4 dias a chegada de Pedro(Atos C.10 v.30), seu interesse era tamanho que reuniu em sua casa parentes e amigos para ouvirem o mensageiro de Deus. Já Pedro tinha certo receio em relação a esse encontro, temia que ser acusado de desrespeitar alguma lei judaica. 

Ao começar o discurso na casa de Cornélio, Pedro quis justificar-se nos seguintes termos: Eu sou judeu e vocês estrangeiros. Nosso encontro é contrário a lei judaica e eu não queria vir aqui, mas vocês me chamaram e não pude negar, pois Deus me instruiu para não considerar homem algum impuro e indigno(Atos C.10 v.28 e 29). Amigo leitor percebeu quanta diferença havia nas atitudes de Cornélio e Pedro? Um estava desejoso de ouvir e outro com medo de falar. Mas mesmo assim Deus ia mostrar á Igreja que o Evangelho também era para os gentios. O tímido sermão de Pedro foi interrompido por uma manifestação clara do Poder de Deus(Atos C.10 v.44). Os gentios no momento em que creram, receberam o Espírito Santo.

Com os sinais dados pelo Espírito Santo não tinha como negar que os gentios foram aceitos por Deus e obviamente deveriam ser aceitos na Igreja. O ponto alto da narrativa é a pergunta de Pedro no verso 47  ¨Alguém pode impedir que estes, que receberam o Espírito Santo sejam batizados?¨ Com certeza não havia mais nenhuma sombra de dúvida, que o Evangelho tinha alcançado os gentios.

Mesmo depois de algo tão maravilhoso haviam questionamentos por parte de alguns crentes de Jerusalém em relação as atitudes de Pedro, por isso ele apresentou um longo testemunho acerca do que havia ocorrido em Jope, onde estivera hospedado e na casa de Cornélio(Atos C.11 v.04 ao 15). O principal argumento de Pedro para mostrar que Deus aceitara os gentios, era o fato de Cornélio e os demais que se converteram terem recebido o Espírito Santo.

Com o testemunho de Pedro os ânimos se apaziguaram e todos se alegraram com a Salvação dos gentios, salvação essa que muitos tem rejeitado por serem ¨religiosos e piedosos¨. Cornélio era religioso e piedoso mas precisou crer em Jesus para ser salvo, basta olhar ao redor para perceber que estamos rodeados de pessoas assim ¨religiosos e piedosos¨ e será que temos pregado o Evangelho para eles? Ou estamos mantendo o ¨politicamente correto¨ ou evitando ¨um mal estar entre os amigos¨ e assim negando a muitas pessoas a oportunidade de ouvir o verdadeiro Evangelho que salva, liberta, transforma, cura e batiza com Espírito Santo!

Pedro tinha medo de ser considerado liberal demais pregando pra Cornélio, como muitos de nós hoje temos tido medo de sermos considerados ¨mundanos¨ por nos aproximarmos de pessoas marginalizadas para pregar o Evangelho. Será que não tem havido certo preconceito de nossa parte para receber em nossas Igrejas certas pessoas como por exemplo, prostitutas, gays,  lésbicas, espiritas, ex presidiários etc...

Temos que fazer a nossa parte para que a Igreja continue sendo um lugar sem acepção de pessoas!

E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi