Criar uma Loja Virtual Grátis
Translate this Page


Rating: 2.8/5 (115 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página





Total de visitas: 10426
O SERMÃO DO MONTE.
O SERMÃO DO MONTE.

O SERMÃO DO MONTE  

MATEUS C.05  v.01 ao 12.

INTRODUÇÃO
Entre os sermões proferidos por Jesus, o Sermão do Monte traduz de forma marcante e reveladora a essência e a natureza de sua doutrina. Nesse novo estudo do meu Blog ti convido a conhecer ou a recordar esse maravilhoso ensinamento e claro procurar fazer desse ensino um ideal para sua vida cristã.
Podemos dizer que o Sermão do Monte foi bem pensado por Jesus, não foi pronunciado no calor do momento, de improviso mas sim planejado para ser profundo e impactante. E vem com a autoridade de ser pregado por Jesus, sendo assim uma autentica revelação para os discípulos, sabemos que uma revelação difícil, tanto que alguns consideram  ¨ um ideal inatingível ¨ mas Jesus desafia a que se cumpra de imediato e não como algo a perseguir como uma utopia.
A proposta desse Sermão como em todo o Evangelho é difícil porque Ele chama a tomarmos a cruz e não o trono, para morrer e não para enriquecer(bem diferente da mensagens de muitos pregadores atuais). É um desafio a viver uma vida cristã de alto nível, realmente pondo a fé em prática, por isso também é conhecido por outros nomes como ¨ A carta magna do Cristianismo¨, ¨A ética de Jesus¨ ¨ As bem aventuranças¨ e outros mais.
 
 
Seu propósito é dar a interpretação de Jesus sobre a Lei, a Torah, a norma de vida para os hebreus, por isso Mateus se preocupa em mostrar como Jesus interpretou a Lei. Vemos que a estrutura do Sermão se parece com Êxodo 20, quando a Lei foi dada a Moisés ou seja há 3 elementos comuns: um monte, uma revelação e um profeta, então agora temos um novo Sinai, uma nova Lei e um novo Moisés. Jesus é o novo Moisés. Nele se cumprirá Deuteronômio C.18 v.15. Moisés sairá de cena e o Pai dirá que Jesus é o Filho amado a ser ouvido, Jesus, não Moisés, Elias ou qualquer outro profeta.
Esse Sermão merece todo respeito, toda nossa admiração e uma profunda reflexão mas infelizmente existem alguns intérpretes que acreditam que esse Sermão nunca foi pregado, que seria apenas um grande apanhado de frases isoladas de Jesus que a Igreja primitiva ¨editou¨ apos a morte do Mestre para dar base aos seu ensinos. Porem devemos nos lembrar de princípio de interpretação da Bíblia do qual não podemos abrir mão: Ela é a Palavra de Deus, inspirada e autoritativa. Devemos lembrar que Mateus C.05 v.01 e 02 deixa claro que Jesus iniciou um ensino que vem a seguir e no C.07 v.28 também é claro: ¨Ao concluir Jesus este discurso¨ então temos razões Bíblicas para crer que esse foi um Sermão proferido por Jesus, anotado por Mateus e não um monte de frases editadas pela Igreja, eu poderia  citar outras fortes razões críticas e textuais para ratificar a veracidade do Sermão do Monte mas não é necessário tornar essa introdução longa com esse detalhe.                                    
                                    
O Sermão do Monte mostra a proposta de vida do Senhor Jesus para nós, algo de grande amplitude mas que deixa claro que seguir a Jesus é ter uma vida diferente, se comprometer com o Evangelho, buscar uma vida limpa e descente, aceitar os riscos das perseguições sempre sabendo que o fundamental foi bem expresso nas palavras de Paulo aos Filipenses no C.01 v.20. Não é para sermos exaltados, mas para Cristo ser exaltado através de nosso caráter, das nossas ações e em todos os aspectos da nossa vida como um cidadão dos céus!
Espero que você continue acompanhando esse estudo até a última lição e absorva esses importantes ensinamentos de Jesus. 
Grande abraço e até a lição 01 ¨ As bem-aventuranças¨.  
E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  
Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira