Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 1.7/5 (12 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 756
Perseguição e crescimento
Perseguição e crescimento

LIÇÃO 03

PERSEGUIÇÃO E CRESCIMENTO.

 

                                                        

Com esse ¨Evangelho¨ sem cruz e de facilidades que tem sido pregado e o comodismo dessa geração de crentes é fácil esquecer o contexto em que a Igreja surgiu, principalmente agora que muitas Igrejas não tem mais EBD, substituídas por cultos de exaltação do homem e palestras motivacionais. Mas em meio a essa triste realidade não podemos deixar de lembrar das perseguições que a Igreja sofreu e de como a Palavra de Deus foi proclamada a preço de sangue por muitos mártires da Igreja.

Para avançar nesse tema convido você a observar comigo um curioso jogo de inversões. Pois Atos C.08 v.01 é o versículo que cumpre o que está escrito em Atos C.01 v.08. Então pegue sua Bíblia ou clica em uma Bíblia On Line e acompanhe comigo (https://www.bibliaonline.com.br/) essa explicação.

O registro de Lucas é bem claro e mostra como até esse capítulo 8 a Igreja estava limitada a Jerusalém. Os cristãos-judeus tinham a compreensão de que a fé cristã era dirigida somente a eles. Por isso vemos os crentes frequentando o Templo(Atos C.02 v.46) e cumprindo os rituais do judaísmo e claro assim eles ainda estavam longe de obedecer aos propósitos missionários de Jesus.

O texto de Atos C.08 v.01, mostra que, querendo ou não, a igreja teve de cumprir a ordem de Jesus de Atos C.01 v.08 é lógico que quando Lucas escreveu esse livro não havia nenhuma numeração ou divisão de capítulos e versículos, então essa inversão de referencias é apenas para facilitar o entendimento de que a perseguição movida contra os cristãos em Jerusalém foi a causa de um avanço significativo para a expansão da Igreja. Na medida que os Cristãos se espalhavam por vários lugares em busca de refúgio, muitos de seus ouvintes iam se convertendo, então de certa forma quanto mais a Igreja era perseguida mais ela crescia. 

A história da Igreja nos mostra que, infelizmente, o desenvolvimento do cristianismo nem sempre foi fruto de uma ação consciente dos cristãos conforme nos mostra o relato de Atos C.08, mas também podemos ressaltar que Deus pode transformar uma grande adversidade em benção, porque a perseguição tornou possível a expansão missionária. Os cristãos que foram dispersos iam pregando a Palavra de Deus por onde passavam, como Lucas relata com detalhes a ida de Filipe a Samaria(Atos C.8 v.4 e 5) e os fatos memoráveis que aconteceram naquela cidade. 

Grande parte dos que foram dispersos pregava somente aos judeus, Filipe no entanto pregou também aos Samaritanos. Os Judeus tinham muitos preconceitos em relação aos samaritanos que não eram considerados judeus autênticos mas apenas meio-judeus, isso acontecia porque(explicando em poucas palavras) em 722 a.C. quando a Assíria destruiu o Reino do Norte, levou para Samaria pessoas de outras terras e povos(2 Reis C.17 v.24), dessa forma os Samaritanos eram os descendentes da mistura de pessoas do povo de Israel e de deportados de outros povos o que criou uma hostilidade entre judeus e samaritanos que se desenvolveu tanto que na época do NT eles nem se falavam como lemos em João C.04 v.09. 

A atitude de Filipe de pregar aos samaritanos produziu mudanças significativas, não só na cidade de Samaria mas também no seio da Igreja de Jerusalém. Filipe compreendeu que o Evangelho não era somente para os judeus, os Samaritanos possuíam uma religião visto que seguiam a Lei de Moisés mas faltava-lhes no entanto uma fé salvadora no nome de Jesus. É importante lembrar que aquela cidade estava sob a influência de um líder religioso bastante carismático chamado Simão(Atos C.08 v.9 ao 11.) por essa razão Lucas procurava enfatizar os sinais que Filipe operava que mesmo diante das mágicas de um líder enganador muitos reconheciam, com alegria, a realidade do reino de Deus e mediante o ensino de Filipe homens e mulheres se batizavam.

Bem diferente de muitas pregações de hoje em dia, a essência da pregação de Filipe era Cristo, nada era mais importante pra ele do que pregar a Salvação por intermédio de Jesus Cristo, será que tem sido assim com a gente também?

No versículo 14 de Atos 8 mostra que a Igreja de Jerusalém enviou representantes para verificarem o que estava acontecendo em Samaria e conforme Atos C.11 v.22 o mesmo procedimento foi tomado quando gentios se converteram em Antioquia. Isso mostra que a conversão dos Samaritanos foi um fato tão extraordinário que mudou o panorama da vida da Igreja, mudança que era acompanhada e examinada com cuidado pelos líderes da Igreja em Jerusalém. Os versos 15,16 e 17 descrevem como os Samaritanos receberam o Espírito Santo até a vinda dos comissionados pela Igreja de Jerusalém.

Assim como os crentes judeus receberam o Espírito santo no dia de Pentecostes, os Samaritanos também receberam depois de ouvir a pregação de Filipe sendo assim a Igreja não podia rejeita-los e sim deveria ajuda-los a crescer em Jesus Cristo. A igreja não faz acepção de pessoas, para Deus somos todos iguais porque de igual modo, fomos resgatados de uma vida de pecado para a Salvação!

O texto de Atos C.08 v.25 especialmente mostra que os Apóstolos, depois de entenderem que a salvação era para todos passaram a pregar aos Samaritanos, uma barreira foi quebrada nesse momento mais ainda outras barreiras haveriam de cair. Prezado leitor ore ao Senhor para que as barreiras que tem ti impedido de pregar o Evangelho pra sua família, pros seus vizinhos, pros seus colegas de trabalho venham cair. Como Jesus tinha uma obra grande pra realizar através de Filipe que era um simples Diácono(Atos C.06 v.05) ele também tem uma grande pra realizar através da sua vida. Creia nisso, Jesus ti abençoe, um grande abraço e até a lição 04.

 E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

 

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi