Translate this Page


Rating: 2.8/5 (116 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página





Total de visitas: 10449
Ao Deus desconhecido!
Ao Deus desconhecido!

LIÇÃO 09

AO DEUS DESCONHECIDO!

 

Amigos leitores, como já anunciei no estudo anterior nessa vamos estudar a viagem de Paulo até a Atenas e sua pregação no Areópago mas antes de entrar no assunto quero contar um experiência pessoal que me lembro todas as vezes que releio esse texto. A primeira vez que eu preguei em uma Igreja que não era a que eu congregava foi representando o grupo jovem de minha Igreja, porque o Lider do grupo não pregava e pediu que eu fosse atender aquele convite enquanto ele ia com o conjunto atender um outro convite. Fiquei muito feliz com a oportunidade e claro também muito nervoso, era em uma pequena Igreja em lugar um pouco perigoso que ficava umas 10 quadras da onde eu morava e tinha até um vizinho meu que congregava lá. Chegando ao local, fui muito bem recebido por aqueles humildes irmãos e me senti mais tranquilo, mas logo apos louvarem com uns 3 hinos da harpa cristã me chamaram para sentar próximo ao púlpito junto com os obreiros e claro que a tranquilidade foi embora kkkk, mais o pior estava pra acontecer, de uma porta aberta que ficava ao lado do púlpito surgiu um maribondo que ficou voando perto de mim até que gravou o ferrão na minha mão esquerda que inchou em poucos minutos. Logo me anunciaram e foi me dada a oportunidade para pregar e eu nervoso e com a mão doendo cumprimentei a Igreja e pedi que abrissem a Bíblia em Atos C.17 a partir do v.16 onde eu iria pregar sobre a Mensagem de Paulo no ¨Aéropago¨ tava tão nervoso que falei errado e ainda por varias vezes disse Aéropago ao invés de Areópago. Graças a Deus o Senhor me levou a contar um pouco do meu testemunho antes do fim do tempo que me foi reservado e assim não precisei repetir aquela ¨terrível¨palavra kkkkk

 Mas vamos deixar o ¨Aéropago¨ de lado e entrar no Areópago para estudarmos essa lição e absorver os ensinamentos do grande Evangelista Paulo. E quero começar lembrando que em Atenas ele agiu da mesma maneira que em Listra(Atos C.14 v.14 ao 18), quando não citou de maneira mais explicita o Antigo Testamento por ter diante de si um auditório que não conhecia os costumes judaicos, mas a leitura dos versículos 22 ao 34 do C.17 de Atos mostra que apesar de não citar nominalmente o AT, Paulo procura ensinar aos gentios todo o plano da salvação.
Pra facilitar o entendimento vamos fazer conforme aprendemos nas aulas homilética, criar um esboço da mensagem dividido por tópicos.

 

TÓPICO 01
A Doutrina de Deus!
 * Deus fez o mundo e tudo o que nele há, sendo Ele Senhor do céu e da terra.
 * Deus não depende de homens.
 * Deus não habita em templos feitos por mãos de homens e nem é servido por mãos humanas.
 * Deus é quem dá a vida, a respiração e todas as coisas.
( v.24 e 25)
TÓPICO 02
A Doutrina do homem.
* Todas as raças são iguais, não existe raça superior.
* De um só homem fez todas as raças para habitarem na face da terra.
* Toda raça humana deve buscar a Deus, seu criador.
* Deus não está longe de cada um de nós.
(v.26 e 27)
TÓPICO 03
A doutrina da salvação.
* Todos os homens devem se arrepender de seus pecados.
* Deus não levará em conta os tempos da ignorância de quem se arrepende.
* Deus julgará todos, de todos os lugares.
* Deus determinou um dia para julgar com justiça o mundo.
(v.30 e 31)
A conclusão dessa mensagem seria tratando a ressurreição de Jesus e acho que dali viria o apelo( usando o modelo de esboço) porque a questão da ressurreição de Jesus era o último ponto do sermão, Paulo inclusive ao falar de Jesus citou-o de maneira genérica  usando a expressão ¨varão¨, porque os atenienses não tinham conhecimento do que ocorreu em Jerusalém. 
O ousado Apóstolo afirmou que Deus iria julgar o mundo, por meio do varão que para isso ordenou e disso deu certeza a todos ressuscitando esse varão dos mortos. Mas infelizmente nesse momento da pregação, Paulo foi interrompido já que para muitos daqueles ouvintes a ideia da ressurreição era inaceitável como Lucas nos descreve no v.32.
Sendo assim o Areópago era uma das instituições mais importantes da cidade, pois funcionava como um Conselho de Líderes,(um supremo tribunal) local de importantes debates. 
Muitas vezes expostos a um contexto de idolatria semelhante a esse dos atenienses, muitos pregadores zombam da crença de outras pessoas e com esse desrespeito acabam não conseguindo transmitir a mensagem do Evangelho, Paulo tem uma atitude muito mais respeitosa e sábia ao usar o altar ¨ao Deus desconhecido¨ como um ponto de partida para sua pregação.
Ele relaciona o seu sermão aos costumes culturais dos ouvintes, vemos essa adaptação da mensagem quando analisamos todos os elementos da historicidade grega contidos em sua pregação como por exemplo a questão de destacar o ¨altar¨ que podemos associar a história de Diógenes Laertius( um sábio de Greta, inclusive sitado por Paulo em Tito C.01 v.12) que sita alteares erguidos nos arredores de Atenas para espantar uma peste, claro que Paulo destaca apenas aquele altar para deixar no singular e evitar dar brecha para mais Idolatria, sendo assim o ¨altar¨ ¨o Deus desconhecido¨.
Também podemos observar que no Areópago Paulo cita autores como Epimenides e Arato, conhecidos de seu auditório pagão não para igualar Zeus e Deus mas sim para fazer um ¨gancho¨ evangelístico, exemplificando que as pessoas estavam como cegos que iam apalpando,tateando querendo achar o caminho e que até chegaram perto pois somos geração de Deus e não de Zeus. Com sabedoria Paulo pega o que os autores gregos falaram em relação a Deus e aplica ao Deus da Bíblia, nosso Deus, o único Deus!
E como a Palavra de Deus nunca volta vazia, a pregação de Paulo teve resultados concretos como vemos no v.34.
* Dica para os pregadores.
Não devemos ignorar aspectos culturais do nosso povo ou de nossa cidade, mas sim em determinadas situações fazer uso de histórias, lendas e até mesmo tradições para adaptar e usar a serviço do Reino de Deus.

E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi

http://edzz.la/VZLGQ?a=578130