Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 1.5/5 (17 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 967
Perseguidor se torna perseguido.
Perseguidor se torna perseguido.

LIÇÃO 04

PERSEGUIDOR SE TORNA PERSEGUIDO.

 

                                         

 

Na lição passada estudamos como a perseguição impulsionou o avanço da Igreja e também frisamos que a mensagem do Evangelho era para todos. Seguindo esse contexto convido você querido amigo a viajar comigo na história do perseguidor que se tornou perseguido.

Na Igreja do livro de Atos dos Apóstolos, pairava uma dúvida em torno de um homem chamado Saulo(Paulo) que foi fariseu e violento perseguidor de cristãos(Atos C.08 v.03), um homem que consentiu no assassinato de Estêvão(o primeiro Mártir da Igreja) como Lucas descreve no C.07 v.60 e que provavelmente liderou a perseguição após o martírio de Estêvão.

Então a questão que Lucas esclarece no C.09 de Atos é como esse terrível Saulo entrou na Igreja, como o perseguidor se tornou perseguido proclamador do Evangelho. Essa realmente era uma questão muito importante de ser esclarecida porque mostrava o poder de Jesus para transformar qualquer tipo de pessoa em um homem de Deus.                               

                                             

Sabemos que Saulo era implacável perseguidor, perseguiu os cristãos duramente em Jerusalém e buscava ampliar seu campo até Damasco e foi nesse momento que as coisas começaram a mudar e ele nem imaginava, estava incomodado com o avanço da mensagem do Evangelho e queria prender todos os cristãos. Lucas descreve que os planos de Saulo em sua viajem se frustaram totalmente. Um evento extraordinário aconteceu. De repente, ele viu cercado por uma luz que excedia ao esplendor do sol. Era Jesus, que lhe perguntou: ¨Por que me persegues?¨ Jesus considerou a perseguição a sua Igreja como uma perseguição direta a ele mesmo, demorou a cair a ficha pra Saulo a ponto dele perguntar: ¨Quem és tu,Senhor?¨ A resposta de Jesus ensinou muitas coisas a Saulo. Jesus quis mostrar que conforme o testemunho dos cristãos ele estava vivo, havia ressuscitado e estava tão intimamente ligado aos Cristãos que a perseguição a eles era também dirigida a Ele, por isso disse: ¨Sou Jesus, a quem tu persegues¨ agora o perseguido veio ao encontro do perseguidor, que bom que Lucas nos contou isso, realmente muito interessante, me faz lembrar dos meus tempos antes de ser encontrado por Jesus, rebelde, boca suja, depressivo e incrédulo mas Jesus tinha um plano na vida e me transformou.

A experiência de Saulo foi tão marcante que ele nunca mais voltou a ser o mesmo. Até então estava se sentindo cheio de força e autoridade mas com aquela visão celestial, caiu ao chão feito manga madura e atemorizado ficou, ali também caíram por terra sua intolerância farisaica e seus conceitos religiosos. Já não mais sabia o que fazer e nem pra onde ir ao encontrar quem realmente tem real poder e autoridade!  

Podemos dizer que a conversão é abandonar totalmente seus próprios interesses e obedecer radicalmente a Jesus, exatamente o que Paulo(Ex Saulo kkkk) faz abandonando as ordens que recebera antes pra servir só ao Rei do Reis!

 

Logo após sua conversão, Paulo começou a pregar que Jesus Cristo era filho de Deus(Atos C.09 v.20), essa pregação por si só, não causaria espanto para o povo de Damasco pois diversos cristãos já tinham levado essa mensagem a bastante tempo, no entanto vemos no v.21 que todos ficavam pasmados. Porque seria?  Quando Paulo saiu de Jerusalém, sua intenção era ir ás sinagogas de Damasco, então ele agora estava justamente no lugar desejado e para surpresa de todos ouvintes o mesmo homem de eles foram informados que estava a caminho para prende-los agora estava ali na frente deles Pregando o Evangelho. Dá pra imaginar como as pessoas na Sinagoga se sentiam quando perceberam o que estava acontecendo? Não é maravilhoso servir a esse Deus que transforma vidas? 

Paulo se envolveu em grandes polêmicas com os judeus enquanto procurava de todas as maneiras provar que Jesus era o Cristo. As consequências de seu novo posicionamento podem ser vistas no v.23 que descreve quando os judeus decidiram matá-lo, assim o perseguidor passa a ser perseguido, Paulo foi exposto a grande perigo mas com a ajuda dos cristãos de Damasco conseguiu fugir das ciladas que os judeus lhe estavam armando. Alguns anos mais tarde ao falar dos sofrimentos que passou ele relembra esse triste episódio na segunda carta aos Corintios C.11 v.32 e 33.

Depois de fugir de Damasco Paulo retornou a Jerusalém. Nessa cidade ele encontrou uma reação semelhante á de Damasco. Todos os cristãos sabiam que ele havia sido um perseguidor e por isso o temiam, era difícil acreditar que uma mudança tão grande tivesse ocorrido em tão pouco tempo.

Lucas destaca a figura de Barnabé como aquele que apoiou Paulo, que sabia o que Jesus tinha transformado a vida dele e por isso o conduz até os Apóstolos(v.23) muitos acreditam que foi nesse momento que surgiu uma grande amizade entre os dois. A atitude de Barnabé deve nos fazer refletir sobre um aspecto. Será que nossas Igrejas não tem sentido a falta de pessoas como Barnabé, dispostos a ajudar e orientar os novos convertidos? Minha esposa certo dia falava sobre a dificuldade que é para alguém que está chegando na Igreja,seja novo convertido ou vindo de outra Igreja para se entrosar, se sentir aceito e importante na Igreja, nessa conversa percebemos a necessidade que minha Igreja tinha de melhorar nesse aspecto e levando o assunto ao Pastor começamos a trabalhar em prol de resolver essa situação.

Voltando pra Paulo, após sua integração á Igreja ele passou por outra experiência de perseguição( Atos C.09 v.28 e 29.) O fato de ter se tornado um Evangelista ousado da fé em Jesus trazia grandes riscos, mas não voltaria atrás, ele era uma nova criatura, um homem transformado! No caminho de Damasco ele descobriu mais do que um motivo para perseguir, descobriu uma fé, um ideal pelo qual valia a pena ser perseguido!

E pra encerrar essa lição de hoje faço um convite a você que realmente acredita que Jesus pode transformar por completo a vida de uma pessoa faça uma lista de pessoas que você conhece que precisam muito ser transformadas por Jesus e ore por elas.

E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi