Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 1.5/5 (17 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 969
Caminho livre para o Evangelho
Caminho livre para o Evangelho

Lição 07

Caminho livre para o Evangelho

 

Como já aprendemos nas lições anteriores, o propósito de Lucas ao escrever o livro de Atos foi mostrar a expansão do Evangelho para além de toda e qualquer barreira que lhe tentaram impor, partindo dessa premissa convido você amigo leitor a ¨atravessar a Macedônia¨ e observar comigo como o Cristianismo desbravou ainda mais territórios.

A narrativa de como o Cristianismo alcançou a Macedônia deve ser compreendida a partir da análise do que é relatado no C.15 de Atos, onde Lucas apresentou a grande vitória do Evangelho diante das restrições feitas em relação a aceitação dos gentios nas Igrejas. Já a partir do C.16, vemos que o Cristianismo segue rumo a novas conquistas.

       

A intenção de Lucas é mostrar passo a passo, como o Evangelho não se tornou exclusivamente judaico mas atingiu em grandes proporções os gentios(não israelitas) comprovando assim que realmente a mensagem da cruz era para todos os povos.

O avanço da Igreja era direcionado pelo Espirito Santo como já estudamos e podemos confirmar de novo no C.16 v.07 aonde Lucas descreve que Paulo queria ir de Mísia(região no noroeste da antiga Ásia menor,atualmente no território da Turquia) para Bitinía(no mesmo território mas próximo do Mar Negro) mas quando estava em Trôade Paulo tem uma visão a qual vê um varão macedônio rogando por ajuda, essa visão mudou radicalmente o seu plano de viagem, porque ele entendeu que era da vontade de Deus que o Evangelho fosse pregado na Macedônia. Não existe super estrategia missionária ou mágica para fazer alguma campanha Evangelista dá certo, mas sim a dependência do Espirito Santo e obediência ao Seu falar. As vezes o rumo que o Espirito Santo vai nos direcionar é muito diferente do que imaginamos ir.

  

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi

http://edzz.la/VZLGQ?a=578130

É indispensável que se ressalte o fato de que foi Deus quem determinou a ida de Paulo a Filipos, uma das principais cidades da Macedônia. Do mesmo modo, Deus foi responsável pelo desenvolvimento da Igreja. Nesse contexto vemos que Lucas descreve dois episódios que mostram o modo como os gentios receberam a Cristo, e para facilitar o entendimento vou comentar os dois separadamente em poucas palavras começando pela conversão de Lídia.

Conversão de Lídia.

Paulo não encontrou em Filipos nenhuma Sinagoga por isso dirigiu-se no sábado para um lugar junto ao rio que ele acreditava ser destinado á oração e pregou ali para um grupo de mulheres. Uma dessas mulheres de nome Lídia decidiu aceitar a Cristo. Segundo Lucas era natural da cidade de Tiatira, que fica justamente na região que Paulo queria Evangelizar, então agora mesmo que de maneira diferente do que Paulo pretendia, uma pessoa de Tiatira pôde receber o Evangelho e se converter. Deus tem suas estrategias para alcançar as almas e muitas vezes a gente não entende.

Talvez não tenha se passado muito tempo entre a conversão de Lídia e seu batismo, até porque Lucas afirma que todos da casa de Lídia foram batizados também, glórias a Deus por essas vidas que mesmo com pouco tempo de convertidos entenderam que o batismo deve ser um testemunho externo de uma realidade interna baseada na fé em Jesus. Eu tinha 19 anos, quando me batizei no dia 08/08/1998 muito 8 né? kkkk Era um domingo meio nublado e só minha mãe e uma vizinha tiveram interesse de ir ao meu batismo, mas aquele com certeza foi um dos dias mais importantes da minha vida. 

Tem pessoas que se aproveitam dessa passagem Bíblica para defender o batismo infantil, tem que ter uma imaginação muito fértil pra isso, porque em nenhum momento o texto diz que haviam crianças na casa de Lídia, e podemos até conjecturar que por ela ter de sustentar-se com o comércio de púrpura, que fosse solteira ou viúva, sendo assim a expressão ¨sua casa¨ provavelmente se refere a serviçais. 

Para concluir podemos dizer que a consequência direta da conversão foi a disposição de Lídia para servir(v.15) entendendo que conversão sempre implica em serviço para o Reino de Deus. Tem gente que se diz muito ocupado para servir a Deus, Lídia assim como os Apóstolos e vários dicípulos estava ocupada,trabalhava, não estava atoa, mas mesmo assim entregou a sua vida para Jesus e passou a trabalhar também para o Reino de Deus.

A Conversão do Carcereiro

Paulo e Silas foram levados a prisão por terem impedido a que uma jovem que estava possuída ¨por um espírito adivinhador¨ continuasse sendo alvo de exploração comercial. Na prisão eventos extraordinários aconteceram. Por volta da meia-noite enquanto Paulo e Silas cantavam hinos a Deus,demonstrando sua fé e confiança mesmo diante de uma situação terrível, um terremoto sacudiu os alicerces da prisão e todas as celas foram abertas e todos os presos se soltaram.

Desesperado por não poder dá conta de tantos presos e por saber da punição que receberia por parte dos seus superiores o carcereiro decide se matar, porem Paulo interrompe aquele ato impensado ao dizer que todos ainda estavam ali. Com uma tocha o carcereiro tirou Paulo e Silas da cela em que estavam e fez uma pergunta que é o ponto auto dessa narrativa: ¨Senhores, que me é necessário para me salvar?¨

Muitas pessoas em Filipos sabiam que Paulo e Silas estavam anunciando o ¨caminho da salvação¨ e o carcereiro naquele momento parece ter percebido a situação espiritual em que se encontrava e com certeza saber a resposta pra essa tão importante pergunta lhe traria paz.

Este versículo 30 é apontado por muitos como um dos versículos ¨chave¨ do Livro de Atos, antes desse versículo Lucas vinha descrevendo como o Evangelho atingiu os judeus, os samaritanos, os gentios que se tornaram judeus, o eunuco etíope, Cornélio etc... Agora nesta narrativa Lucas mostra algo novo, um carcereiro, pagão, sem contato com a religião judaica se converte, encontra salvação!

A pergunta mais importante, era respondida: O que é necessário para um gentio ser salvo?  - Paulo responde com uma única frase: ¨Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e a sua casa¨. Glórias a Deus, não havia nenhum impedimento para que o carcereiro se convertesse, nenhuma barreira, o Evangelho tinha superado todos os obstáculos. O Evangelho tinha alcançado o último ¨grupo de pessoas¨que faltava, os gentios totalmente distintos do judaísmo, a Mensagem da Cruz havia aberto sua última porta para a pregação!

O Evangelho de Cristo, puro e genuíno era Pregado por Paulo, Silas,Barnabé, Filipe, Pedro e muitos outros servos de Deus para transformação de muitas vidas. Não era Pregado, sementinha de mil reais, água mineral ungida, campanha do descarrego, processo de cura interior, dança profética, campanha de 7 semanas, toalhinha ungida, culto do super herói, cuspe ungido, caminhada pelo sal, entrevista com demônios nem qualquer outra heresia mas sim o Poderoso Evangelho de Jesus. Pregado por seus servos que não pediam dinheiro, que não choravam por Jatinhos para poder Evangelizar, que não se gabavam de carros luxuosos e ofertas de 150 mil, que não tinham seus nomes citados em esquemas estranhos de arrecadação, que não se achavam semi-deuses mais que davam a vida para cumprir o IDE de Cristo.

E eu não podia encerrar essa lição sem fazer um pedido a você, ore pela Macedônia, pelos Missionários que estão lá e por aquele povo que segundo alguns grupos de pesquisa tem a maior parte da população formada pelos cristãos ortodoxos cerca de 64,7 % e 33,3 % da população formada por Muçulmanos.

Sola Scriptura

E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

 

 

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi

http://edzz.la/VZLGQ?a=578130