Sites Grátis no Comunidades.net
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 1.7/5 (12 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 757
O Pentecostes
O Pentecostes

ESTUDO O QUE É IGREJA!

LIÇÃO 02

PENTECOSTES

 

A MENSAGEM DE DEUS É PARA TODAS AS NAÇÕES!

O Texto de Atos 2 é extraordinário, imaginar todas aquelas pessoas de lugares e línguas diferentes recebendo o Espirito Santo, imaginar a Pregação de Pedro e todas aquelas almas se rendendo ao Senhor Jesus é por si só maravilhoso. Mas infelizmente esse texto também tem sido alvo de discussões teológicas entre os chamados Pentencostais e Não Pentencostais e muitas vezes em meio a esse debate alguns pontos importantes são deixados de lado.

Mas como estamos estudando o ¨inicio da Igreja¨ vamos avançar um pouco e deixar esse debate para um outro estudo mais a frente e vamos frisar no momento inicial da chamada Igreja Primitiva, para isso vamos voltar um pouco no tempo...

No Monte Sinai ao receber a Lei, o povo ouviu a voz de Deus no meio do fogo(Deuteronômio C.05 v.26) sendo assim ano após ano,aprendiam sobre isso no Pentecostes. Até que um certo dia, um curioso perguntou para os rabinos: _ ¨Mas em que língua Deus falou no meio do fogo?¨ 

Embora o texto do Antigo Testamento não explique esse detalhe, um certo Rabino chamado Johanan se arriscou a responder, meio que dá cabeça dele, ele elaborou uma explicação interessante: _ ¨A voz de Deus no meio do fogo dividiu-se em setenta vozes,em setenta línguas para que todas as nações pudessem compreender¨. Claro que ele usou a expressão ¨70¨por simbolizar totalidade na cultura judaica. Em outras palavras ele quis dizer que a mensagem da Lei era para todos os povos.

A Mensagem de Atos 2 parte da mesma premissa, já que sabemos que a festa do Pentecostes não atraía apenas os judeus da Palestina, mas também os que tinham moradia em outros países e naquele dia havia em Jerusalém pessoas de muitos lugares diferentes. Lá estavam ¨partos¨, ¨medos¨, ¨elamitas¨, e habitantes da Mesopotâmia, Capadócia, Ponto, Ásia Menor entre outros(Atos C.02 v.09 ao 11) sendo assim entendemos que a mensagem do Evangelho era destinada a todos os povos e que essas pessoas ouviram em suas línguas, em seus próprios idiomas tudo que foi falado naquele maravilhoso dia.

Vemos a Igreja começar a surgir de uma mensagem que não foi destinada apenas a um determinado grupo social, mas a todos indistintamente como seria reafirmado em Atos C.10 v.34. Podemos dizer que ali Deus trazia algo novo, não era mais apenas a Lei mas sim a Salvação e o Dom do Espirito Santo Santo sendo manifestado a todos (Atos C.02 v.38).

De posse dessa mensagem, depois de serem revestidos de Poder poderiam então dar inicio a Igreja no formato que conhecemos, mas quero deixar pra tratar um pouco mais desse assunto no próximo estudo e encerrar esse estudo de hoje esclarecendo alguns conceitos sobre a Igreja para não perdemos o foco do tema ¨O que é Igreja¨

CONCEITOS DE IGREJA.

Quando nos referimos a Igreja devemos especificar qual sentido estamos atribuindo a esta palavra. Dependendo do contexto, podemos estar falando de Igreja como organismo ou apenas como organização. 

A) SENTIDO LITERAL.

O termo ¨Igreja¨, literalmente, significa ¨assembléia do povo¨. Na antiga Grécia, regularmente ou quando as autoridades queriam tratar de assuntos de interesse da comunidade, as pessoas eram convocadas a saírem de suas casas e se reunirem em local público a fim de tomarem decisões comuns.

 B) IGREJA INVISÍVEL E UNIVERSAL (Hebreus C.12 v.23).

A Igreja Universal é composta de todos os que são ¨chamados para fora¨ do mundo, dentre todas as nações, para formarem o corpo de Cristo. Neste sentido ela é Perfeita e esta sendo preparada por Cristo como ¨Igreja Gloriosa,sem mácula,nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível¨ (Efésio C.05 v.27)

C) A IGREJA LOCAL.

A Igreja local é formada, de modo visível pelos crentes salvos em Cristo que congregam em determinado local,cidade ou região, servindo ao Senhor na programação do Evangelho de Cristo. Ela múltipla e ao mesmo tempo una( Atos C.16 v.5 e 1 Corintios C.07 v.17) também é uma organização e como tal precisa de ordenamento da eclesiástica através de normas,departamentos, estatutos etc...  Obviamente está sujeita a falhas porque é formada por pessoas comuns, com suas carências, virtudes, defeitos, e necessidades.

Não há Igreja local perfeita. Certo irmão disse: _¨Se você encontrar uma Igreja perfeita não faça parte dela pôs você a arruinará!¨

Grande abraço e se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira

 

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi