Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
Translate this Page
Enquete
Está gostando desse Blog?
sim
não
sim, muito
sim, um pouco
ainda não sei dizer
Ver Resultados


Rating: 1.5/5 (17 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...





Total de visitas: 968
O Evangelho chega a Roma
O Evangelho chega a Roma

LIÇÃO 11
O Evangelho chega a Roma.
(Atos C.21, 25 e 26)
Na lição anterior falamos muito sobre a necessidade de se pregar o verdadeiro Evangelho, o desejo do Apostolo Paulo era exatamente esse, levar o Evangelho a todos os lugares incluindo Roma o lugar mais perigoso, mais temido e claro o de maior visibilidade.
E agora nos relatos finais do livro de Atos Lucas descreve porque Paulo foi levado preso a Roma e porque ele apelou para ser julgado por César, claro que a preocupação de Lucas não é detalhar aspectos do julgamento mas mostrar como o cristianismo superou diversas barreiras. Podemos perceber isso quando lemos Atos C.28 e percebemos que Lucas não descreve o resultado final do julgamento de Paulo demostrando que ele não estava dando atenção ao julgamento em si, mas tinha a intenção de descrever como o evangelho ultrapassou todos os obstáculos até chegar á Capital do Império e ser pregado ¨com toda liberdade, sem impedimento algum¨.
E como já fizemos em uma outra lição vamos dividir também em tópicos como um esboço de Sermão para melhorar o entendimento.
 1) A Prisão de Paulo.
Como estudamos antes os Judeus tinham varias acusações contra Paulo, veja comigo no C.21 v.28.
* Ensinava contra o povo
* Ensinava contra a Lei
* Ensinava contra o Templo
e ainda segundo eles teria profanado o lugar introduzindo Gregos na Sinagoga.

Esse movimento contra Paulo gerou grande alvoroço na cidade(Atos C.21 v.30, v.22 e 23). O Comandante da fortaleza romana que ficava em Jerusalém foi quem salvou Paulo da multidão furiosa(Atos C.22 v.24 ao 29). Apos comparecer diante do Sinédrio os romanos decidiram, por questões de segurança leva-lo até a capital romana de Cesaréia ali ele foi entregue ao Governador Felix e depois a Pórcio Festo.
Foi diante de Festo que Paulo decide apelar para Cesar para não ser enviado de volta para Jerusalém, como também era cidadão romano, ter seu processo transferido para Roma era um direito que ele tinha, todo cidadão romano que se sentia injustiçado por um juiz inábil podia apelar diretamente ao Imperador. 
Parece chato relembrar essas coisas mas a verificação de todos esses fatos nos ajuda a entender que a defesa de Paulo perante Agripa não tinha nenhum efeito legal(ele não estava sendo realmente julgado). Mas mesmo tendo apelado para César, Paulo reconheceu a validade de testemunhar para pessoas tão influentes como Agripa e sua irmã Berenice.

CURSO BACHAREL EM TEOLOGIA COM CERTIFICADO + HISTÓRICO + CARTEIRINHA.

PARA INFORMAÇÕES CLICA NO LINK ABAIXO.

http://bit.ly/evangelhosemmimimi

Podemos ainda destacar que os propósitos de Festo eram basicamente dois, manter boas relações com Agripa e notificar as acusações contra Paulo. Já Agripa por sua vez demostrava muita curiosidade em conhecer o ousado Apostolo, talvez porque tinha recebido dos romanos o direito de governar alguns territórios do nordeste da Palestina e tinha muito interesse pelos costumes do Judaísmo.
E nesse contexto histórico cercado por interesses diversos que Paulo teve a oportunidade de proclamar o Evangelho para os principais líderes romanos na Palestina. 
E vamos aplicar aquele formato de tópicos de novo, como se fosse a sequencia do esboço, agora para dividir em cinco aspectos principais o testemunho de Paulo.
1) Paulo testemunhou que foi adepto fervoroso do judaísmo.
Atos C.26 v.04 ao 11.
* Foi perseguidor dos cristãos.
* Prendeu muitos e consentiu na morte de alguns.
* Foi inimigo da Igreja Cristã.
2) Paulo testemunhou que teve um encontro com Jesus.
Atos C.26 v.12 ao 15.
* A experiência no caminho para Damasco mudou sua vida.
* Naquele dia ele encontrou o próprio Jesus.
* Ele não podia deixar de contar o que viu.
3) Paulo testemunhou acerca do que mudou em sua vida.
Atos C.26 v.16 ao 21.
* Antes perseguidor cruel.
* Depois Pregador ousado.
* Alguém que não mede esforços para anunciar o Evangelho.
4) Paulo testemunhou acerca de suas experiências com Jesus no presente.
Atos C.26 v. 22 e 23.
* Paulo procurou enfatizar que mesmo apos tantas perseguições ele ainda podia dizer: Vale a pena seguir a Jesus. ( Me lembrei até daquele Louvor do Juliano Son ¨Vai valer a pena¨)
5) Paulo procurou persuadir seus ouvintes a crerem em Jesus.
Atos C.26 v.24 ao 29.
* Paulo desejava que todos se tornassem crentes.
* Quase que o Rei Agripa se converte.
* No fim da audiência Paulo foi declarado inocente(v.31) por unanimidade.
Como essa lição já esta ficando longa quero quero terminar agora deixando uma pergunta para sua reflexão amigo leitor: Como tem sido seu testemunho perante seus familiares, amigos e colegas de trabalho?  Pense nisso, grande abraço e até a próxima lição.

E se você gostou desse estudo Me adiciona no Facebook me encontrando pelo Grupo Evangelho Sem Mimimi e também assiste o vídeo do link abaixo e por gentileza se inscreve no meu canal pra dá uma força! E se vc gostaria de aprender um pouco mais da Palavra de Deus clica no link abaixo do vídeo, tem uma super dica pra você.  Jesus ti abençoe!

Edson Bandeira